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Quando a computação em nuvem, a mobilidade e os dispositivos inteligentes começaram a fazer parte da vida das pessoas, as empresas e os fornecedores de TI foram levados a repensar como abordar seus mercados. Eles perceberam que os negócios em geral e os negócios de TI especificamente, estavam mudando em vários aspectos, o que gerou o fenômeno agora comum da transformação digital.

No topo das prioridades transformadoras de muitas empresas estava, e ainda está, a necessidade de atender melhor seus clientes e parceiros e capacitar a força de trabalho de maneiras mais eficientes e inteligentes. Muitas organizações começaram a digitalizar e automatizar seus processos de negócios voltados para o cliente e para o back-office e melhorar a qualidade da colaboração entre todas as partes envolvidas.

Desde então, esses esforços amadureceram e agora muitas organizações estão modernizando sua infraestrutura de TI e se preparando para estender as iniciativas de automação de processos para toda a empresa e as suas linhas de negócios.


O papel da automação na transformação digital

A automação está no centro de muitos programas de transformação digital. Em seu nível mais básico, as soluções de automação digitalizam e simplificam o trabalho de rotina e a maioria das iniciativas atuais de automação é concentrada em melhorar a experiência do cliente, gerenciamento de pedidos, vendas, marketing, contabilidade, finanças e operações da cadeia de suprimentos.

Além de possibilitar economias significativas de custo e melhorar a satisfação dos colaboradores, a Automação Robótica de Processos (RPA) melhora a agilidade dos negócios resultando em uma maior satisfação dos clientes e ajuda a reduzir erros para apoiar os esforços de conformidade. Além disso, as soluções de RPA exigem menos esforços e investimento em desenvolvimento e integração e não interrompem a infraestrutura e os sistemas existentes porque os bots de software funcionam na camada de interface dos aplicativos.


A automação nos processos de TI

A transformação digital tem aumentado a carga das equipes de TI, forçando as organizações a perceberem que a automação dos processos de TI é igualmente importante. As habilidades e os recursos de TI, que são escassos, vêm sofrendo uma pressão cada vez maior.

A pesquisa “Automation and RPA in the enterprise” conduzida pela IBM em 2021 entre 566 profissionais de negócios e TI que operam globalmente em diversos setores sobre suas prioridades de gastos com TI, revelou que 47% dos entrevistados disseram que a automação da infraestrutura de TI e 42% disseram que a automação de processos de negócios está entre suas principais prioridades de gastos com TI.

Muitos processos de TI apresentam um grande número de tarefas manuais e repetitivas, o que diminui a produtividade da equipe e causam atrasos inaceitáveis. Além disso, os processos são normalmente executados em várias plataformas que possuem uma variedade de tecnologias para gerenciar uma vasta gama de recursos físicos e virtuais. Dezenas (e às vezes centenas) de ferramentas de TI de diversos fornecedores diferentes podem ser usadas e a maioria não compartilha dados entre si e não possuem recursos que permitam a orquestração. Os negócios digitais hipercompetitivos da atualidade exigem que essas ferramentas trabalhem como cadeias de ferramentas integradas e interoperáveis, através das quais os processos de TI podem ser automatizados.

As iniciativas de automação de processos de TI apresentam desafios únicos e os esforços para integrar as ferramentas de TI devem ser tratados de forma estratégica e inteligente, para ajudar a alcançar eficiências e potencialmente criar vantagem competitiva.


RPA + IA = Equipes de TI mais eficientes

A Automação Robótica de Processos (RPA) e a Inteligência Artificial (IA) apresentam algumas características que se complementam. A IA é uma tecnologia orientada por dados, que visa encontrar padrões que permitam a melhoria dos processos. Para conseguir isso, a IA reúne recursos como aprendizado de máquina (ML) e processamento de linguagem natural (PLN) para geração e análise de hipóteses que visam incorporar inteligência à automação.

A RPA, por outro lado, é orientada a processos, usando robôs de software que atuam em processos baseados em regras para executar muitas tarefas de back-office em velocidade e volume extremamente altos. Ações manuais demoradas como preenchimento de formulários e movimentação de arquivos podem ser automatizadas, liberando recursos humanos caros para atividades mais estratégicas ou complexas.

A RPA pode ser usada em conjunto com várias tecnologias de inteligência artificial (IA) para entender dados não estruturados e ajudar a obter mais valor nos projetos de automação, permitindo que eles se tornem mais inteligentes à medida que executam e amplificam as habilidades dos profissionais de TI com meios inteligentes para fazer recomendações, previsões e decisões. Nesse sentido, a RPA pode criar forças de trabalho digitais para tornar as equipes de TI ainda mais eficientes e multifacetadas em seus recursos.

As organizações líderes dos seus setores estão implementando a RPA com recursos de IA para facilitar a colaboração entre seus profissionais de TI, para reduzir erros, custos e tempos de ciclo, melhorar o desempenho dos negócios em direção aos resultados específicos desejados e para escalar sua operação. Quando a RPA desempenha um papel central na automação dos processos de TI, as equipes podem ser mais eficientes na execução de suas tarefas e melhorar sua capacidade de extrair maior valor de todos os outros investimentos em tecnologia.

Onde se encontra a sua empresa na jornada de automação?



Veja também o artigo “IBM FLASHSYSTEM: MAXIMIZE A EFICIÊNCIA DE SUA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS” aqui em nosso blog.

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