A computação em nuvem oferece muitas oportunidades para operar sua infraestrutura corporativa com mais eficiência, incluindo acesso sob demanda a recursos de computação, soluções de recuperação de desastres, manutenção de infraestrutura invisível, patches de segurança e muito mais. Seja na criação de uma nuvem privada local, aproveitando uma ou mais nuvens públicas externas (ou seja, multicloud) ou adotando uma abordagem de nuvem híbrida, os recursos de infraestrutura em nuvem podem expandir suas oportunidades de negócios.
Um estudo do IDC revelou que em 2022 70% das empresas implantarão máquinas virtuais integradas, kubernetes, processos e ferramentas de gerenciamento multicloud para oferecer um suporte mais robusto ao gerenciamento e à governança multicloud em nuvens locais e públicas. A multicloud híbrida tornou-se uma realidade para os líderes empresariais e de tecnologia. No entanto, há uma necessidade de uma visão clara sobre como navegar e operar nesse ambiente.
A jornada para a multicloud híbrida com servidores IBM Power
A nova geração de servidores IBM Power suporta recursos aprimorados de nuvem híbrida para desempenho, segurança, facilidade de manutenção e custos operacionais diferenciados. Um número crescente de empresas está optando por executar suas principais operações e aplicativos analíticos em IBM Power.
Os servidores IBM Power10 foram projetados para melhorar o desempenho e a segurança com alta confiabilidade, seja respondendo mais rapidamente às demandas de negócios ou impulsionando a inovação, entregando demandas escaláveis de TI sem sacrificar o desempenho.
O caminho para a multicloud híbrida com IBM Power começa com uma base sólida de recursos de gerenciamento de infraestrutura e hardware. A partir daí, é preciso criar um ambiente de nuvem dentro de seu próprio data center, ou seja, uma nuvem privada, que ofereça gerenciamento e operações de virtualização simplificados, automação avançada e uma plataforma para começar a criar aplicativos inovadores nativos de nuvem, aproveitando o Red Hat OpenShift, kubernetes e contêineres.
Como um caminho paralelo para estabelecer uma nuvem privada, também é recomendável explorar a nuvem pública para criar ambientes de controle de qualidade, produção, alta disponibilidade (HA) e recuperação de desastres (DR), sem a necessidade de adquirir e administrar novos componentes de infraestrutura para seu data center. Por fim, é preciso estabelecer uma conectividade robusta entre suas infraestruturas internas e externas, para que os aplicativos e os dados possam fluir perfeitamente entre os dois.
Garanta a continuidade dos negócios e reduza os custos de aquisição de TI com a nuvem privada local
A solução Power Private Cloud Solution with Shared Utility Capacity oferece compartilhamento aprimorado de recursos de vários sistemas e consumo contínuo de recursos de computação local para clientes que implantam e gerenciam uma infraestrutura Power de nuvem privada. Fornece uma gama completa de opções de flexibilidade, para que os clientes personalizem as configurações iniciais dos sistemas Power9 e Power10 com a combinação certa de capacidade adquirida e pay-per-use, em uma variedade de sistemas na sua empresa.
Com a Shared Utility Capacity, as ativações dos processadores adquiridos, ativações de memória e recursos do sistema operacional são compartilhados de forma contínua e independente em um pool de sistemas. Qualquer processador e capacidade de memória demandados e não adquiridos nos sistemas do pool são então ativados e disponibilizados em uma base de pagamento por uso, medido por minuto. Os recursos são facilmente monitorados pelo IBM Cloud Management Console (CMC), que rastreia automaticamente o uso e fornece visualizações detalhadas de consumo de recursos em tempo real e histórico por máquina virtual, para todos os sistemas em um pool.
Uma infraestrutura de Power Private Cloud Solution pode oferecer economia local semelhante à nuvem, para permitir que as equipes de TI automatizem de maneira mais simples a implantação de aplicativos e equilibrem as cargas de trabalho entre os sistemas. A Shared Utility Capacity oferece uma inovação exclusiva, que reduz o provisionamento excessivo de recursos necessários para garantir a continuidade dos negócios e manter os níveis de serviço durante picos de demanda imprevistos. A medição por minuto garante que os usuários paguem apenas pela quantidade exata de capacidade consumida.
O IBM Power Virtualization Center (PowerVC) fornece gerenciamento de virtualização corporativa on-premises para Power Systems, incluindo sistemas AIX, IBM i e Linux. Desenvolvido em OpenStack, fornece uma camada IaaS multi-tenant em seu data center, permitindo que os administradores provisionem rapidamente novas máquinas virtuais em minutos. Também oferece vários benefícios operacionais, como remoção do sistema com um clique para facilitar a manutenção do servidor, otimização de recursos dinâmicos (DRO) para equilibrar o uso do servidor durante os horários de pico, reinicialização automatizada da máquina virtual para recuperação de falhas, importação e exportação de imagens da máquina virtual para mobilidade na nuvem e outras funcionalidades. Permite recursos de DevOps como “infraestrutura como código” por meio do Ansible ou HashiCorp Terraform. O PowerVC fornece a tecnologia básica sobre a qual o restante da pilha de nuvem local do Power é construída.
Reduza o impacto do data center e obtenha agilidade na nuvem com a nuvem pública
O IBM Power Virtual Server integra recursos do AIX, IBM i e Linux na experiência do IBM Cloud e está disponível em servidores Power9 e Power10. Os usuários recebem provisionamento de autoatendimento rápido, gerenciamento flexível e acesso a uma pilha de serviços corporativos do IBM Cloud com cobrança de pagamento por uso. Podem exportar facilmente imagens de máquina virtual no formato padrão OVA do PowerVC e carregá-las no IBM Cloud para facilitar a mobilidade de ida e volta das imagens.
Com esta solução de nuvem pública, os usuários avançados podem escalar em seu próprio ritmo e executar cargas de trabalho corporativas quando e onde quiserem, com uma variedade de configurações flexíveis de sistemas operacionais, computação, armazenamento e rede.
Com o aconselhamento e as soluções certas, os líderes de TI podem integrar perfeitamente o IBM Power em sua estratégia geral de multicloud híbrida para ajudar a:
• Simplificar as implantações de máquinas virtuais.
• Simplificar as operações com uma nuvem privada.
• Aproveitar a flexibilidade da nuvem pública.
• Modernizar aplicativos com microsserviços, contêineres e kubernetes.
• Inovar com IA.
• Desenvolver uma multicloud híbrida.
Uma estratégia multicloud híbrida pode trazer um enorme valor para a organização porque combina o melhor da nuvem privada e da nuvem pública, permitindo que as organizações executem aplicativos de missão crítica e hospedem dados confidenciais no local. Oferece a flexibilidade da nuvem pública e possibilita a movimentação de informações entre os serviços privados e públicos.