• slide


À medida que os aplicativos nativos da nuvem criam complexidade, as organizações precisam rastrear cada vez mais transações em intervalos mais curtos. Além disso, os componentes são mais difíceis de visualizar em contêineres localizados em ambientes de nuvem. A hiperescala requer hiper resiliência, que requer observabilidade em toda a corporação.

A hiper resiliência geralmente é definida como 99,99% de disponibilidade do sistema e do aplicativo, ou quatro 9s. Essencialmente, é a capacidade de executar computação de forma ininterrupta.

Hiperescala é a capacidade de uma arquitetura de tecnologia de melhorar e se dimensionar adequadamente à medida que mais demanda é adicionada ao sistema. Isso inclui a capacidade de fornecer e adicionar mais recursos ao sistema que compõem uma rede mais ampla de computação distribuída.

A alta disponibilidade pode ser difícil na nuvem, mesmo com o uso onipresente da tecnologia de cluster. Por outro lado, a hiperescala para aplicativos nativos da nuvem ocorre quando os recursos de infraestrutura são alocados adequadamente aos aplicativos à medida que são dimensionados. Se os recursos forem mal alocados, especialmente se forem subalocados, o desempenho do aplicativo pode diminuir ou até parar.


Gerenciamento de recursos de aplicativos e observabilidade

As ferramentas de gerenciamento de recursos de aplicativos (Application Performance Monitoring ou APM) e observabilidade tornaram-se plataformas de análise poderosas, que utilizam vários dados de telemetria para fornecer informações críticas sobre o desempenho de aplicativos.

As soluções de APM foram projetadas para ajudar as equipes de TI a acompanhar continuamente o desempenho dos aplicativos para que possam identificar, solucionar problemas e otimizar o uso de recursos. Essas tarefas são muito importantes, pois é fundamental saber quando seu website ou aplicativo está inativo, determinar o que deu errado rapidamente e evitar que isso se repita no futuro. As ferramentas de APM prometem dar às organizações visibilidade do desempenho de seus aplicativos, para que possam garantir que tenham um desempenho confiável.

Observabilidade é a característica de softwares e sistemas que possibilita que as organizações acompanhem e analisem softwares e sistemas com base nos sinais que emitem, façam perguntas e recebam respostas sobre seu comportamento e estado. É a evolução do monitoramento em um processo que oferece insights sobre aplicações digitais de negócios, acelera a inovação e aprimora a experiência do cliente.


Instana e Turbonomic

A solução IBM® Observability by Instana ajuda a manter os aplicativos disponíveis, notificando as equipes de aplicativos quando os problemas começam. Métricas, eventos e rastreamentos granulares com contexto permitem que os profissionais identifiquem problemas rapidamente.

Se os problemas de disponibilidade ou desempenho forem causados por recursos subalocados ou desbalanceados (CPU, memória, rede e armazenamento), o Instana poderá passar esses dados para o Turbonomic Application Resource Management for IBM Cloud® Paks, uma solução de gerenciamento de recursos de aplicativos (ARM) que analisa continuamente as necessidades de recursos dos aplicativos, disparando ações totalmente automatizadas para garantir que os aplicativos obtenham os recursos necessários para serem executados e cumpram suas políticas de negócios.

A combinação do Turbonomic ARM com o Instana Observability mantém a alocação de recursos dos aplicativos otimizada para garantir os Objetivos de Nível de Serviço (SLOs) de desempenho e disponibilidade. Os procedimentos de gerenciamento de recursos podem ser totalmente ou parcialmente automatizados, para permitir ajustes de recursos de servidor que melhorem a resiliência e o desempenho do aplicativo e otimizem o custo de alocação de recursos.


Como o gerenciamento de recursos de aplicativos e a observabilidade funcionam juntos

O Instana monitora as métricas, eventos, rastreamentos e logs do aplicativo para fornecer um conjunto abrangente de informações de integridade do aplicativo. Ele captura essas medições em intervalos de um segundo. Com essa frequência, o Instana pode observar e identificar quaisquer problemas, seja no aplicativo ou na infraestrutura, e combiná-los com as dependências upstream e downstream em tempo real.

A granularidade de monitoramento de um segundo é um dos atributos mais críticos para a hiper resiliência, porque tempos de amostragem mais longos que 10 segundos não são adequados para detectar anomalias. Os eventos em aplicativos de microsserviços e na infraestrutura envolvida ocorrem em microssegundos, o que significa que podem passar despercebidos por um longo tempo na amostragem.

Instana possibilita o rápido reconhecimento de anomalias para que a Turbonomic possa aplicar a correção dos problemas para adequar a conformidade com os SLOs. Se for um problema de código, o Auto Profiler do Instana identifica o código problemático em poucos cliques.

A combinação de Instana e Turbonomic cria um caminho de solução contínua e automática para quaisquer problemas atribuíveis à incompatibilidade de recursos para os aplicativos. Em aplicativos nativos da nuvem essas incompatibilidades ocorrem com frequência. Em um momento, os aplicativos podem necessitar de recursos devido a um aumento repentino na atividade. Logo depois, esses recursos ficam superalocados à medida que o aumento da demanda cai.

Quando os recursos de infraestrutura do aplicativo são baixos para qualquer microsserviço, o desempenho diminui, ou pior, o serviço trava. O Instana identifica o tempo de resposta lento do aplicativo, destaca a restrição dos recursos que podem ser a causa raiz da interrupção e passa esses dados para o Turbonomic, que identifica exatamente por que os recursos estão limitados e faz o ajuste certo para corrigir a interrupção.


A alocação adequada de recursos é fundamental

O Turbonomic atua quando os recursos estão subalocados para garantir que a degradação do desempenho (ou pior) não ocorra, ajustando automaticamente os recursos do aplicativo para evitar a contenção ou subalocação de recursos que podem impactar negativamente os SLOs.

Por outro lado, quando os recursos são superalocados, o Turbonomic faz ajustes automáticos com base nos limites que você definir. Isso ajuda a reduzir drasticamente o desperdício de recursos na nuvem, o que é igualmente problemático.

Instana + Turbonomic é uma combinação poderosa que permite hiperescala com hiper resiliência com boa relação custo-benefício e que consolida o caminho para a conformidade automatizada de SLO e a consistência contínua de desempenho, especialmente para seus aplicativos nativos da nuvem.



Veja também o artigo “IBM FLASHSYSTEM: MAXIMIZE A EFICIÊNCIA DE SUA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS” aqui em nosso blog.

Veja o artigo


Compartilhe esse artigo em suas redes sociais


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url