• slide


O Uptime Institute pesquisou milhares de profissionais de TI ao longo do ano sobre interrupções de funcionamento e tempo de inatividade dos sistemas e aponta que a grande maioria das falhas do data center é causada por erro humano, entre 70% e 75% das vezes.

E alguns desses erros podem ser considerados como graves. A pesquisa constatou que mais de 30% dos operadores de serviços de TI e data centers passaram por períodos de inatividade que classificados como de “grave degradação de serviço” no ano passado, com 10% dos entrevistados de 2019 relatando que o incidente mais recente custou mais de US $ 1 milhão.

Na pesquisa do Uptime em abril de 2019, 60% dos entrevistados acreditavam que seu incidente significativo mais recente de tempo de inatividade poderia ter sido evitado com melhor gerenciamento / processos ou configuração. Para interrupções que custam mais de US $ 1 milhão, esse número saltou para 74%.

No entanto, a falha final não é necessariamente da equipe, argumenta o Uptime, mas da gestão que não foi eficiente o suficiente para prever e/ou evitar essas falhas.

“Talvez exista simplesmente um limite para o que pode ser alcançado em um setor que ainda depende muito de pessoas para executar muitas das tarefas mais básicas e críticas e, portanto, está sujeito a erro humano, que nunca pode ser completamente eliminado”, escreveu Kevin Heslin , editor-chefe do Uptime Institute Journal em uma postagem no blog da instituição.

“No entanto, uma rápida pesquisa dos problemas sugere que a falha no gerenciamento – e não o erro humano – é a principal razão pela qual as interrupções persistem. Investindo pouco em treinamento, deixando de aplicar políticas, permitindo que os procedimentos fiquem desatualizados e subestimando a importância de profissionais qualificados, a camada de gestão prepara o cenário para uma cascata de circunstâncias que levam ao tempo de inatividade “, continuou Heslin.

O Uptime observou que a complexidade da infraestrutura de uma empresa, especialmente a natureza distribuída dela, pode aumentar o risco de erros simples levarem a uma indisponibilidade dos serviços e as empresas precisam estar cientes do maior risco envolvido advindo da maior complexidade dos ambientes.

No lado da equipe, alertou contra a expansão da capacidade crítica de TI mais rapidamente do que a empresa pode atrair e utilizar os recursos para gerenciar essa infraestrutura e estar ciente de qualquer falta de pessoal e habilidades antes de começar a prejudicar as operações críticas.


Complexidade do Ambiente

O Uptime observou que a complexidade da infraestrutura de uma empresa, especialmente a natureza distribuída dela, pode aumentar o risco de erros simples levarem a uma indisponibilidade dos serviços e as empresas precisam estar cientes do maior risco envolvido advindo da maior complexidade dos ambientes.

No lado da equipe, alertou contra a expansão da capacidade crítica de TI mais rapidamente do que a empresa pode atrair e utilizar os recursos para gerenciar essa infraestrutura e estar ciente de qualquer falta de pessoal e habilidades antes de começar a prejudicar as operações críticas.



Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url