A tecnologia está ajudando as organizações a cumprirem sua missão e a se tornarem mais inteligentes e eficientes, com o objetivo de se diferenciar da concorrência. Também está ajudando a transformar a maneira como vivemos, pois dependemos dela para atender demandas básicas como alimentação, moradia, saúde, segurança, mobilidade, comunicação, educação, entretenimento, além de serviços governamentais e financeiros.
Paralelamente, também estamos vivendo em uma era da tecnologia da informação na qual ainda estamos testemunhando ganhos exponenciais de eficiência em recursos tecnológicos básicos como computação, armazenamento e rede. Os dados estão alimentando a inovação e as organizações estão entendendo sua importância e se beneficiando cada vez mais do seu verdadeiro valor.
Qual a melhor abordagem?
Muitas ações bem-sucedidas da inovação tecnológica começam como pequenos projetos ágeis e algumas delas escalam para trazer um grande impacto.
Existem tantas maneiras de inovar, situação que leva as organizações a questionar por onde começar e como abordar suas iniciativas de inovação. Cocriação e Design Thinking provaram ser conceitos adequados para a inovação, pois focam em entender conjuntamente uma área de negócio e como implementar uma mudança de forma mais inteligente e eficiente. Especialistas de diferentes áreas estão trabalhando juntos para projetar e implementar soluções como produtos mínimos viáveis (MVPs), que podem ser ampliados e dimensionados ao longo do tempo para gerar um impacto crescente.
Isso demanda um bom conhecimento sobre o segmento de negócio em que se deseja atuar ou sobre de uma oportunidade que surge nesse segmento. Muitas inovações são incorporadas em atividades específicas de uma indústria e podem causar uma transformação radical nas operações existentes desse setor, como por exemplo, a automatização com IA de uma tarefa manual ou a digitalização de um ativo analógico.
A colaboração não se refere apenas a ter especialistas de diferentes áreas trabalhando juntos, mas também é fundamental ter diversidade nas equipes ágeis. Isso inclui a diversidade de idade, por exemplo. A colaboração de baby boomers experientes com os primeiros profissionais da geração Y ou Z pode fazer mágica. É valioso nutrir a diversidade em todas as suas formas, a abertura e o respeito.
O valor do ecossistema que envolve uma solução
Quando se trata de decisões de tecnologia, o valor também vem do ecossistema que está por trás de uma solução. Uma abordagem de nuvem híbrida aberta e plataforma de IA apoiada por código aberto é uma base incrível, mas o maior valor é obtido quando esse sistema é apoiado simultaneamente por serviços profissionais e um ecossistema de software adicional.
Por exemplo, o Red Hat® OpenShift é um software para implantação e gerenciamento de softwares baseados em container que desempenha um grande papel nesse sentido, porque essa plataforma Kubernetes aberta, segura e de nível corporativo permite que as equipes desenvolvam uma vez e implementem em qualquer lugar. Evita o aprisionamento em uma única pilha de tecnologia, possibilitando implantações em data centers privados, na borda ou em nuvem pública ou em data centers compartilhados.
Os dados e a segurança
Dados e IA são ingredientes de quase todas as soluções inovadoras. É crucial ter a capacidade de usar IA e treinar modelos de IA, mas também usar os modelos treinados na borda, isso é, perto do dispositivo onde os dados residem. A oportunidade de aplicar modelos de IA a dados existentes ou futuros é enorme.
Na medida em que os dados se tornam mais valiosos, também aumenta o risco de ataques cibernéticos, pois os hackers estão ansiosos para obter uma parte do seu valor. O relatório X-Force Threat Intelligence Index de 2022, baseado em bilhões de pontos de dados de clientes e fontes públicas, revelou que o ransomware foi o método de ataque mais popular em 2021, representando 25% de todos os incidentes que o IBM Security X-Force respondeu e ajudou a remediar. Isso reforça o fato de que a inovação precisa dirigir esforços para combater os crescentes riscos cibernéticos. Todos sabemos o dano que uma violação de dados pode causar a uma organização.
Como superar o patamar limitante das tecnologias?
Os ganhos de eficiência em tecnologia podem desacelerar na próxima década. A Tecnologia da Informação está alcançando cada vez mais o patamar limitante da capacidade de escalar ainda mais o hardware de processamento, armazenamento e rede para fornecer mais resultados com menos recursos. O futuro da computação precisará combinar novos conceitos para criar os sistemas necessários para enfrentar os desafios com mais eficiência. Isso incluirá computadores quânticos, hardware baseado em IA e dimensionamento otimizado para os semicondutores tradicionais.
Não é segredo que a transformação digital requer modernização. Mas o caminho para a modernização pode ser menos intuitivo. Muitas empresas lutam para identificar em quem podem confiar para trazer a abordagem certa para seus negócios, baseada em experiência e resultados de negócios comprovados.
A IBM está sempre à frente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas inovadores para atender as necessidades atuais e futuras das organizações, com soluções para Nuvem Híbrida, Inteligência Artificial, Segurança, Servidores e Storage, entre outras, e sua nova linha de sistemas IBM PowerSystem, IBM Storage and IBM Z®, que fornecem escalabilidade, resiliência e sustentabilidade.