• slide


Alcançar a resiliência de seus dados é uma preocupação cada vez mais vital para as empresas. Um fator preponderante para o sucesso de qualquer empreendimento é a capacidade de se proteger e se recuperar de ataques maliciosos e outras interrupções de suas operações. Nesse contexto, poder dispor de um armazenamento primário resiliente é um fator central para a resiliência dos dados.


O QUE É RESILIÊNCIA CIBERNÉTICA E RESILIÊNCIA DE DADOS?

Resiliência cibernética é a capacidade de uma organização de facilitar a aceleração dos negócios (resiliência empresarial) preparando-se, respondendo e se recuperando de ameaças cibernéticas. Uma organização resiliente pode se adaptar e superar crises, ameaças, adversidades e desafios conhecidos e desconhecidos.

O objetivo final da resiliência cibernética é ajudar as organizações a prosperar em face de condições adversas (crises, pandemias, volatilidade financeira, etc.).

Resiliência de dados é a capacidade de se proteger e se recuperar rapidamente de eventos com potencial destrutivo de dados, como ataques cibernéticos, ransonware, roubos de dados, desastres, falhas ou erros humanos. É um componente importante da estratégia geral de resiliência cibernética e do plano de continuidade de negócios da organização.

E qual é a diferença entre resiliência e recuperação de dados? Em termos simples, a resiliência de dados é proativa e a recuperação de dados é reativa. Considerando isso, deve-se observar que uma estratégia robusta de resiliência inclui a recuperação tradicional de desastres, backup e componentes de segurança.

É fundamental para as organizações que usam muitos dados criar e testar uma estratégia de resiliência e um plano de recuperação de desastres de TI. Uma atividade não substitui a outra.

Embora a prioridade seja evitar que eventos destrutivos de dados ocorram, é igualmente importante ser capaz de se recuperar quando um incidente acontecer. Repetimos aqui o velho chavão: não se trata de “se vai acontecer”, mas sim “quando vai acontecer”.

Garantir que seus dados fiquem disponíveis para seus aplicativos é a principal função do armazenamento. Uma boa preparação e a capacidade de responder rapidamente a um evento dependem de onde seus dados primários estão sendo armazenados.


BENEFÍCIOS DE UMA SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO RESILIENTE

Uma solução de armazenamento resiliente oferece flexibilidade e permite aproveitar sua infraestrutura local e na nuvem para criar resiliência operacional, assegurando a proteção dos dados no data center e em ambientes virtualizados, em contêineres e em nuvem híbrida.

Segundo a IBM, as principais vantagens que uma solução de armazenamento resiliente pode oferecer são:


>> VALOR

• Backup, recuperação, retenção e reutilização de dados unificados para ambientes de nuvem híbrida
• Facilidade de implantação em ambientes de contêineres ou virtualizados.
• Ajudar a reduzir os custos de infraestrutura de armazenamento, com maior eficiência de armazenamento, Role-Based Access Control (RBAC) e autoatendimento.


>> PERFORMANCE

• Tempos de backup mais curtos com recuperação quase instantânea.
• Catálogo proativo global para Recovery Time Objective (RTO) e Recovery Point Objective (RPO) mais rápidos.
• Oferecer outros recursos como incremental forever, multi-threading e deduplicação de dados.


>> NUVEM HÍBRIDA E CONTÊINERES

• Proteção aos aplicativos nativos da nuvem.
• Sistemas físicos, cargas de trabalho em contêineres e sistemas virtualizados.
• Fornecimento do seu próprio Backup as a Service.


>> AGILIDADE DE NEGÓCIOS

• Reutilização eficiente de dados para DevOps, analytics e relatórios.
• Maior automação com políticas baseadas em SLA de ponta a ponta.
• Gerenciamento, conformidade e planejamento de metadados.


>> RESILIÊNCIA CIBERNÉTICA

• Detecção de anomalias de ingestão e deduplicação de backup.
• Suporte nativo para fita e armazenamento de objetos imutáveis.
• Avaliação de Resposta a Incidentes Cibernéticos.


COMO AS SOLUÇÕES IBM STORAGE AJUDAM A CRIAR UM AMBIENTE RESILIENTE E SEGURO PARA INFORMAÇÕES CORPORATIVAS?

Muitas organizações possuem diferentes gerações de sistemas de armazenamento local, formada por uma combinação de diferentes fornecedores ou foram adquirindo capacidade de armazenamento ao longo do tempo. A adoção cada vez maior de armazenamento em nuvem e de ambientes multicloud híbridos dificulta ainda mais uma abordagem consistente para resiliência de dados.

A primeira etapa é modernizar sua infraestrutura atual de armazenamento. Felizmente, isso não exige que você espere até que um contrato de leasing expire ou que o crescimento dos dados impulsione a compra de um novo hardware. Você pode começar imediatamente com o armazenamento definido por software da IBM em seu armazenamento existente da maioria dos fornecedores.

As soluções IBM FlashSystem® e IBM SAN Volume Controller, ambas desenvolvidas com o software IBM Spectrum Virtualize, incluem uma função Safeguarded Copy que cria cópias imutáveis (somente leitura) de seus dados, para proteção contra ransomware e outras ameaças. Essa funcionalidade também está disponível no IBM Storage para sistemas mainframe.

Além disso, você pode combinar os recursos de resiliência de dados do IBM FlashSystem e IBM Spectrum® Protect Plus para criar uma infraestrutura de TI altamente resiliente para ambientes locais, em nuvem e em contêineres.

No caso de um ataque, o software de orquestração IBM Copy Services Manager ajuda a identificar o melhor backup protegido para ser utilizado e automatiza o processo de restauração de dados para volumes online. A ação de restauração é quase instantânea, pois usa a mesma tecnologia de snapshot, sendo muito mais rápida do que usar cópias offline ou cópias armazenadas na nuvem.

Com a virtualização do armazenamento em sistemas FlashSystem e IBM SAN Volume Controller, é possível estender os benefícios de cópia protegida para mais de 500 sistemas de armazenamento diferentes da IBM e de todos os principais fornecedores.

Detectar uma ameaça antes que ela comece pode ajudar a acelerar ainda mais a recuperação. O IBM Security QRadar® é um sistema de gerenciamento de informações e eventos de segurança (Security Information and Event Management, SIEM) e de gerenciamento de ameaças, que monitora atividades em busca de sinais que possam indicar o início de um ataque, como logins de endereços IP incomuns ou fora do horário comercial. Nessa situação, o IBM QRadar pode chamar proativamente a cópia protegida para criar um backup protegido ao primeiro sinal de uma ameaça.


CONCLUSÃO

A plataforma IBM Storage fornece soluções de ponta a ponta para resiliência cibernética, que podem prevenir, detectar e responder com eficiência a ataques cibernéticos como resultado de uma integração profunda entre tecnologia inovadora e um portfólio abrangente de ofertas de software e hardware.
Ao fornecer segurança de várias camadas e funcionalidade de alta resiliência, esse portfólio pode maximizar os recursos de proteção de dados, para ajudar as organizações a reduzir significativamente o risco de interrupção dos negócios e perdas financeiras devido a erros dos usuários, destruição mal-intencionada ou ataques de ransomware.
Não deixe sua organização despreparada.


Veja também o artigo “IBM FLASHSYSTEM: MAXIMIZE A EFICIÊNCIA DE SUA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS” aqui em nosso blog.

Veja o artigo


Compartilhe esse artigo em suas redes sociais


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url