• slide


A IBM está incorporando inovações ao FlashSystem Cyber Vault, para ajudar empresas na detecção e recuperação ainda mais simples e rápida de ransomware e outros ciberataques, trazendo novos recursos em seus principais arrays all-flash.

O IBM FlashSystem Cyber Vault faz parte de um conjunto abrangente de soluções de resiliência de dados, desenvolvido para aperfeiçoar todas as fases de recuperação de ciberataques e reduzir o tempo geral desse processo, monitorando ativamente dados em tempo real e acelerando a recuperação de ransomware com base em pontos de restauração validados, permitindo que as organizações recuperem mais rapidamente uma cópia limpa de seus dados.

A nova versão do Cyber Vault migra a proteção de dados existente na plataforma existente de mainframe e a traz para o storage array totalmente em flash, adicionando automação de proteção e um tempo de recuperação mais rápido. Os armazenamentos midrange e high-end dos sistemas IBM FlashSystem também passaram por uma atualização, com a adição dos modelos 7300 e 9500 e otimização voltada para ambientes de nuvem híbrida.


UMA PRIORIDADE: COMBATER O RANSOMWARE

Os ataques de ransomware estão evoluindo em sofisticação, movendo-se lateralmente, elevando privilégios, evitando ativamente a detecção, exfiltrando dados e aproveitando a extorsão multifacetada. O ransomware é sempre classificado como uma das principais preocupações das empresas nas pesquisas que estudam as ameaças digitais, e a IBM tem sido uma das líderes no fornecimento de proteções e recursos contra ransomware que são importantes antes, durante e após um ataque.


PROTEÇÃO ROBUSTA

O IBM Cyber Vault oferece aos usuários um ambiente seguro e isolado para dados críticos no armazenamento primário. Deve ser pensado como air gap operacional, que desconecta o cofre do RAID primário, ainda dentro da própria rede de TI, com segurança e separado do armazenamento primário. O sistema cria um ambiente pelo qual os pontos de restauração podem ser escaneados e verificados, a partir da perspectiva de que estão desprovidos de qualquer tipo de impressão digital de malware ou ransomware, conforme definido pelas próprias ferramentas de verificação.

A solução IBM FlashSystem Cyber Vault complementa o IBM Safeguard Copy para os arrays do IBM FlashSystem. O Cyber Vault escaneia de modo automático as cópias criadas regularmente pelo Safeguarded Copy em busca de sinais de distorção de dados introduzida por malware ou ransomware. Esse escaneamento tem dois propósitos: ajudar a identificar rapidamente um ataque de ransomware clássico depois de ele ter iniciado e informar quais cópias de dados não foram afetadas pelo ataque. Com essas informações, as empresas podem identificar com mais agilidade se um ataque está em andamento e recuperar uma cópia limpa de seus dados em um tempo muito menor.


NOVOS SISTEMAS FLASHSYSTEM MIDRANGE E HIGH-END

O IBM FlashSystem oferece desempenho e capacidade escaláveis, atendendo as demandas de desempenho de cargas de trabalho críticas e operacionais sem comprometer seus objetivos de eficiência. Desenvolvido em uma única arquitetura com um ambiente operacional comum, o IBM FlashSystem fornece aos clientes uma plataforma de armazenamento em nuvem híbrida, da borda à nuvem.

Em 2021 a IBM atualizou sua oferta entry-level, o FlashSystem 5200. Agora, está adicionando novos integrantes midrange e high-end ao seu portfólio FlashSystem com os modelos 7300 e 9500 e a terceira geração dos FlashCore Modules, otimizados para ambientes de nuvem híbrida e que oferecem maior desempenho, escalabilidade e agilidade.

Os módulos FlashCore trazem uma capacidade bruta muito alta e adicionam compressão para realmente aumentar a densidade efetiva em uma unidade de rack. É possível colocar até 1PBe de armazenamento por unidade de rack, o que tem um impacto significativo em economia de infraestrutura e sustentabilidade.

Uma outra característica importante dos sistemas FlashSystem é vincular o array all-flash à nuvem híbrida. O software IBM Spectrum Virtualize agora pode ser instalado de ponta a ponta em nuvem pública AWS, Azure e IBM Cloud. Isso permite coisas como replicação entre esses diferentes ambientes com um sistema operacional consistente.


É PRECISO REDUZIR A COMPLEXIDADE E OS RISCOS

Frente aos atuais desafios de segurança, as organizações estão optando por uma abordagem abrangente de resiliência cibernética, implementando soluções tanto para prevenir quanto para se recuperar dos ataques. Adotam cada vez mais uma abordagem híbrida e multinuvem para hospedar suas cargas de trabalho onde elas precisam estar, seja na nuvem ou no local (on-premises), para reduzir riscos e demonstrar conformidade. As empresas médias e grandes normalmente usam vários ambientes de nuvem e, quanto mais ambientes são adicionados, maior o risco de exposição a ameaças a partir de agentes mal-intencionados, que podem comprometer seus dados, suas operações e a reputação da sua organização.

É preciso mitigar a complexidade, especialmente porque os ambientes de nuvem se tornam o principal alvo para os cibercriminosos, que buscam acessar e capitalizar em cima de dados confidenciais que residem em ambientes multinuvem complexos. Reduzir a complexidade não é uma tarefa fácil, pois quanto mais nuvens as empresas usam, mais habilidades diversificadas suas equipes de TI precisam para defender e gerenciar os componentes e as atividades que protegem seus dados. Basta um elo fraco para colocar em risco toda a estratégia de segurança de uma organização.

O ambiente operacional único baseado nos modelos avançados de armazenamento do IBM FlashSystem e do IBM Spectrum Virtualize, simplifica e automatiza o gerenciamento e protege os dados em qualquer ambiente que as organizações escolherem.



Veja também o artigo “IBM FLASHSYSTEM: MAXIMIZE A EFICIÊNCIA DE SUA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS” aqui em nosso blog.

Veja o artigo


Compartilhe esse artigo em suas redes sociais


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url