• slide


AIOPs. A sigla que está virando tendência mundial. Artificial intelligence for IT Operations, que em português quer dizer o uso e a aplicação de inteligência artificial em operações do setor de tecnologia da informação, é o sonho de consumo de todo gestor que deseja que sua empresa caminhe na direção de um futuro mais prático e com mais lucros.
Este sonho pode tranquilamente ser transformado em realidade, basta que o gestor em questão acerte em seus investimentos. É objetivo principal de qualquer empresa que investe na aplicação da inteligência artificial em sua gestão e em sua infraestrutura de tecnologia da informação a redução de problemas de performance e a ampliação da eficiência de softwares e sistemas.
Tendo alcançado estes objetivos, a empresa reduz também suas perdas financeiras e a sobrecarga de sua mão de obra.


As multicamadas das plataformas AIOPs

As plataformas AIOPs são pensadas em multicamadas, todas voltadas para o fornecimento da já mencionada automatização e também para o desenvolvimento e a aplicação de soluções mais simples e rápidas.
As camadas das AIOPs englobam: big data - plataforma de processamento de dados em tempo real; machine learning - ferramenta de criação e alteração de algoritmos baseada em padrões pré-determinados; analytcs - análise de dados.


Vamos, então, à análise (de dados)

Não há mais ninguém no mundo incapaz de admitir que, com a modernidade, cada vez mais dados são gerados e transmitidos dentro do ambiente virtual de qualquer empresa, independente do porte.
O aumento avassalador de dados e informações transmitidos em todo o mundo amplia a necessidade em ampliar sua segurança. Daí surgem os investimentos em infraestruturas de tecnologia da informação cada vez mais modernas e em softwares cada vez mais atualizados.
A quantidade de dados circulando em ambiente virtual - clouds e multiclouds, principalmente; públicas, privadas ou híbridas - exige de empresas maior e melhor capacidade de recebê-los, monitorá-los, armazená-los, organizá-los e até de avaliá-los. É humanamente impossível ampliar esta capacidade quando falamos de trabalhos manuais.


AIOPs para a detecção de problemas

As ferramentas de inteligência artificial também são implantadas para detectar problemas dentro da infraestrutura de tecnologia da informação. Não é só a troca de dados que está cada dia mais rápida. Tudo está acelerado. Os problemas aparecem mais rapidamente e também precisam ser resolvidos no menor tempo possível.
A salvação está nas AIOPs: ferramentas especializadas, que ajudam na compreensão rápida de problemas, seja com dados ou em qualquer outra atividade, agilizam a resolução desde problemas e evitam interrupções de todo o setor de TI, ou pior, de toda uma corporação.
Com AIOPs, portanto, empresas podem reagir rapidamente a qualquer problema relacionado à tecnologia da informação. As AIOPs estão preparadas, justamente, para analisar problemas de forma automatizada; detectar anomalias e qualquer coisa que fuja do padrão dos sistemas e softwares das empresas nas quais são aplicadas.
Através da detecção da chamada causa-raiz dos problemas, as AIOPs também ajudam a preveni-los, permitindo a programação, inclusive, de alertas inteligentes. A inteligência artificial rastreia a origem do problema e permite programação do software ou sistema para que o surgimento de um novo problema com a mesma origem seja prontamente combatido.
É tanta inteligência que padrões são aprendidos e memorizados para, em seguida, ser aplicados na batalha contra as situações atípicas prontamente identificadas.


Outras vantagens das ferramentas

A integração de métricas personalizadas possibilitada pelas AIOPs permite uma melhor atuação da equipe de TI, já que permite que cada profissional se concentre melhor em atividades mais estratégicas da rotina do departamento.
Capazes de acompanhar simultaneamente diferentes fontes de dados e mais de um dispositivo instalados dentro de uma mesma operação de TI, as AIOPs também permitem que técnicos e especialistas consigam otimizar seus recursos de forma adequada às necessidades da empresa, sem investimentos exagerados ou ocupação desnecessária do ambiente físico.
Também ajudam na descoberta mais precisa de capacidades subutilizadas de infraestruturas e na otimização do uso destas capacidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url