Os data centers corporativos já enfrentam uma gama ampla de desafios e cada um desses desafios exige o desenvolvimento de novas estratégias. Entrar neste universo de obstáculos e novidades é ampliar a consciência sobre centros de armazenamentos de dados e saber que projetar e administrar um data center moderno não pode ser considerada uma tarefa adicional ou secundária de uma empresa. Muito pelo contrário: é prioridade; uma tarefa importantíssima, a ser executada única e exclusivamente pelo tamanho de sua importância (inclusive para o crescimento da empresa em questão).
O aumento das operações e a quantidade avassaladora de dados circulando no mercado mundial não dá outra opção para nenhum empresário e passa a exigir, cada vez mais, a expansão da capacidade e da flexibilidade (adaptabilidade) de data centers. Tornam-se, afinal, desafios principais do data center moderno:
• a otimização de espaço (físico e virtual) e a melhoria do funcionamento de centros já existentes, sem interrupção;
• a antecipação de necessidades futuras relacionadas ao armazenamento de dados, ao mesmo tempo em que se atendem necessidades atuais;
• a atenção prioritária à experiência do usuário;
• a redução de gasto energético;
• o máximo aprimoramento da segurança dos dados armazenados e utilizados.
USO EFICIENTE DE ESPAÇO FÍSICO E CAPACIDADE ENERGÉTICA
Este desafio pode ser superado com o monitoramento adequado do data center; o uso de ferramentas analíticas mais avançadas e a aplicação de métricas, que serão monitoradas para que se torne mais fácil descobrir onde o armazenamento e apuração de dados precisa ser melhorado e também qual o tamanho do crescimento realmente necessário para determinada empresa.
Crescer apenas o necessário e aproveitar de forma eficiente espaço físico e capacidade energética é evitar gastos desnecessários de recursos (financeiros e naturais), gerando impacto direto no custo ou rentabilidade da operação. Por sua vez, o desafio de atender de forma adequada o usuário exige habilidade das empresas para colocar o usuário de seus data centers como foco principal, sempre. Para superar este desafio, os data centers precisam ser mais flexíveis, mas, mais do que isso, se tornar cada vez mais autossuficientes. E por falar em segurança…
SEGURANÇA DOS DADOS APURADOS E ARMAZENADOS
Garantir a segurança de dados é, sem dúvida, um dos maiores desafios de todos os que lidam com um data center moderno.
Consequência, inclusive, de todos os outros obstáculos já mencionados, o desafio de garantir a segurança de um data center passa também por tratar de forma igual todos os canais de segurança, ou seja: de colocar no mesmo patamar de prioridade a atenção à segurança cibernética e à segurança física (da infraestrutura como um todo). Para superar os obstáculos da segurança do data center moderno, é imprescindível:
• máxima atenção em autorizações e acessos: o acesso de pessoas erradas ao data center pode prejudicar todo o trabalho do servidor. A área do centro de dados só pode ser acessada por pessoas autorizadas e que não ofereçam riscos;
• utilização de ferramentas de análise e monitoramento, com o foco de deixar o ambiente digital menos vulnerável. Entre outras vantagens, o uso destas ferramentas permite a elaboração de relatórios mais detalhados sobre o acesso aos dados e a realização de audições regulares.
FERRAMENTAS: A IMPORTÂNCIA DO USO PARA SUPERAR OS DESAFIOS
Monitorar e documentar tudo o que está em um data center, por mais desafiador que seja, é garantia de segurança das informações e da otimização tão buscada e desejada, tanto cibernética, quanto física.
Acertar na virtualização pode eliminar servidores que não são mais utilizados e equipamentos antigos, além de permitir a descoberta exata do uso de cada plataforma e a consequente reestruturação ou a desativação de plataformas subutilizadas.
Conclusão: investir em inteligência artificial especificamente para a utilização em centros de armazenamento de dados pode ser a saída tão buscada para eliminação de tempo e dinheiro gastos de maneira desnecessária.