Cada vez mais palpável, o universo das multiclouds híbridas se torna assunto diário entre investidores e empresários e chega a incomodar o sono de muitos deles. Ao redor do mundo, uma breve análise do panorama geral da apuração e do armazenamento de dados em empresas de todos os setores indica o quanto se torna cada vez mais fundamental planejar o desenvolvimento e o uso de multiclouds híbridas. Um levantamento mostrou que, só este ano, por exemplo, quase 80% das companhias de todo o planeta investiram ou fizeram planos de investir neste modelo de armazenamento em nuvem que, em resumo, é um modelo capaz de aliar recursos e ferramentas vindos de clouds públicas e recursos e ferramentas vindos de clouds privadas.
PORQUE É TÃO IMPORTANTE MODERNIZAR A INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO
A busca por adequação ao universo das multiclouds híbridas acontece, justamente, porque na maioria das empresas (senão em todas) os problemas mais graves têm origem ou relação com falhas na tecnologia da informação e, mais especificamente, com o aumento da dificuldade na recepção e/ou apuração e na análise de dados de clientes e das próprias empresas. A implantação de multiclouds híbridas é uma jornada que exige a modernização de infraestruturas já existentes, para a obtenção de aumento da efetividade de todo e qualquer processo relacionado à tecnologia da informação. Não existe outra saída além da busca por adequação: cada empresa precisa desenvolver mais sua própria estrutura de storage - inclusive através de experiências com softwares de armazenamento que se adequem aos já equipamentos já existentes, para a ampliação da capacidade - além de modernizar seus workloads (provavelmente tradicionais demais) para, em seguida, atingir o que pode ser chamado de maturidade de armazenamento.
O QUE SIGNIFICA SER UMA EMPRESA AMADURECIDA (E ATUALIZADA) EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Ser uma empresa que atinge maturidade nos quesitos de utilização e armazenamento de dados é ser uma empresa mais amadurecida no tema tecnologia da informação como um todo; com maior capacitação digital e, em consequência, ampliação de sua produtividade; melhora de sua administração e maior lucratividade, decorrente também da otimização de estratégias já existentes e da elaboração de novas estratégias. Atingir a maturidade de armazenamento significa:
• obter uma estrutura sempre preparada para ação e evolução;
• utilizar dados secundários de forma estratégica;
• aprimorar o workload e a portabilidade de dados.
Apesar da grande ênfase no crescimento e no desenvolvimento de softwares de armazenamento, vale lembrar que a estrutura física das empresas segue sendo importantíssima. Às vezes, para ter um negócio preparado e atualizado, basta estar mais atento à infraestrutura que você já possui e também aos procedimentos já realizados para armazenamento de dados, assim como aos processos já implantados de tecnologia da informação (TI). A inserção de algo novo em um modelo já existente pode ser tudo o que falta para o máximo aproveitamento que a sua empresa pode fazer das informações que possui e apura.
FUJA DO ÓBVIO E ACERTE NOS INVESTIMENTOS
Preparar a infraestrutura de armazenamento de sua empresa para imergir no universo das multiclouds híbridas é fugir de ser parte das estatísticas relacionadas ao aumento preocupante de incidentes cibernéticos. Quase nunca este preparo requer investimentos gigantescos, mas sempre requer bastante estudo e pesquisa, para os investimentos certeiros, não apenas financeiros.