A pesquisa ‘The State of IT Modernization 2020’, publicada em Fevereiro de 2020 pelo IDG, mostra de forma estruturada um retrato dos esforços de modernização de TI em diversas áreas, incluindo um modelo operacional envolvendo centros de dados que abrangem data centers on premises, nuvem, borda, etc., planos de modernização de aplicativos e processos de TI. A mesma pesquisa também aborda o orçamento destinado à modernização da TI, as mudanças específicas que as organizações fizeram e ainda não fizeram em cada área e os obstáculos ao progresso.
Analisar o resultado da pesquisa ajuda a entender como empresas ao redor do mundo estão lidando com nuvem, custos, repatriação e desafios.
Principais insights
Separamos para você uma coletânea dos principais insights apontados pela pesquisa do IDG, como forma de auxiliar você e seu time no planejamento e execução de uma estratégia eficiente e bem sucedida de modernização de seu ambiente de TI.
As organizações em todos os estágios de modernização viram melhorias mensuráveis nos negócios.
• Mais de dois terços dos entrevistados (67%) afirmam que a modernização da TI é essencial para viabilizar iniciativas de transformação de negócios, indicando o papel fundamental da TI no avanço dos objetivos de negócios.
• Apenas 25% afirmam ter alcançado seus objetivos iniciais de modernização de TI, mas mesmo aqueles nestas fases iniciais da jornada relatam melhorias mensuráveis nos negócios em uma ou mais áreas como qualidade do serviço, eficiência de custos, disponibilidade e experiência do cliente.
• 41% atrasaram ou abandonaram algumas de suas iniciativas de modernização de TI de 2019, muitas vezes devido a prioridades concorrentes e/ou falta de uma estratégia clara.
• Os principais desafios para 2020 incluem o estabelecimento de novas estratégias de governança para apoiar a modernização e a nuvem (35%), a definição e otimização de novos centros de dados que contemplem plataformas de nuvem, on-premises e edge (34%) e a determinação de como integrar esses centros de dados (34%).
• Em média, 40% dos orçamentos de TI são gastos em iniciativas de modernização de TI, com variação de 34% a 45%, dependendo do estágio de maturidade e do tamanho da empresa.
Uma ampla gama de iniciativas de modernização
• Mais de 95% estão buscando um conjunto abrangente de iniciativas para modernizar seu ambiente operacional, com apenas um terço dos projetos concluídos até o momento.
• Adoção de rede definida por software [software-defined networking] (31%), migração de aplicativos para a nuvem para modernização posterior (30%) e atualização da infraestrutura de aplicativos (30%) são os projetos de modernização do modelo operacional mais prováveis a serem concluídos. A adoção de sistemas de código aberto é a menor (22%).
• 95% estão usando ou planejando usar serviços gerenciados para uma ou mais funções de TI, incluindo organizações em todas as etapas da jornada de modernização.
• Melhoria da infraestrutura e processos de segurança (57%) e a definição da combinação ideal de plataformas/centros de dados para suportar as cargas de trabalho da organização (53%) são os dois principais desafios enfrentados na modernização do modelo operacional.
Ajustes no modelo de uso de Nuvem
• Iniciativas nativas da nuvem (50%) e abordagens multicloud usando mais de um provedor de nuvem pública (49%) aparecen no topo da lista de estratégias de atualização em nuvem utilizadas em 2019.
• 84% das empresas migraram cargas de trabalho de uma nuvem pública para uma localização alternativa em nuvem ou não-nuvem, incluindo organizações que estão apenas começando a jornada de modernização de TI, bem como aquelas que já estão mais avançadas, refletindo a complexidade de avaliar e otimizar as plataformas para execução das cargas de trabalho.
• 64% das organizações que concluíram suas iniciativas iniciais de modernização de TI mudaram de uma estratégia de nuvem totalmente privada ou pública para uma abordagem de nuvem híbrida, destacando novamente os erros e acertos que muitas empresas experimentam até encontrar o caminho ideal para suportar suas necessidades específicas.
• Banco de dados, aplicativos web, desenvolvimento/teste e BI/data warehouse/data analytics são as cargas de trabalho mais prováveis de terem sido trazidas de volta para infraestrutura interna.
• Gerenciar a segurança em nuvem pública é o principal desafio na otimização do uso da nuvem, citado por 49% dos entrevistados. Governança, gerenciamento multicloud e determinar onde as cargas de trabalho em nuvem serão colocadas são outros exemplos dos principais obstáculos.
Automação: um importante facilitador
• As empresas que fizeram mais progressos na modernização de aplicativos, desenvolveram e/ou lançaram uma estratégia nativa em nuvem, mas ficaram para trás em áreas como infraestrutura, implantação automatizada de aplicativos e implementação de serviços de contêineres em nuvem.
• A construção de uma estrutura de Integração Contínua e Entrega Contínua (CICD) para apoiar a modernização dos processos de TI é uma prioridade máxima mesmo entre aquelas empresas nos estágios iniciais da modernização da TI.
• Assim como na modernização dos aplicativos, o menor progresso na modernização dos processos de TI tem sido feito na implementação de automação e infraestrutura como código.
• Os principais desafios no apoio à modernização dos processos de TI incluem a existência dos silos de TI (45%), falta de procedimentos de governança e conformidade (44%), falta de habilidades nas equipes internas (43%) e restrições orçamentárias (43%).