• slide


Um dos principais desafios que muitos departamentos de TI enfrentam é que os grandes volumes de dados de várias fontes sendo processados constantemente pela empresa moderna não podem ser monitorados em tempo real usando técnicas ou aplicativos tradicionais de análise de dados. Pode levar horas ou até dias para solucionar a causa originária de um problema, quando eles ocorrem.

Mas há uma esperança para os CIOs. Na última década, o setor de TI viu o surgimento de um novo conjunto de estruturas para operações de TI. DevOps e DataOps revolucionaram a maneira como os departamentos de TI se integram ao restante da empresa. Agora, uma nova forma de entender os dados da camada de operações chamada AIOps amplia ainda mais a capacidade da TI de responder às mudanças e resolver problemas em tempo real.

AIOps, (Inteligência Artificial para Operações de TI) é um termo usado para a aplicação de inteligência artificial (IA) voltada a aprimorar as operações de TI.

Especificamente, a AIOps usa big data, analytics e recursos de machine learning para:
• Coletar e reunir os enormes e crescentes volumes de dados das operações, gerados pelos vários componentes de infraestrutura de TI, aplicativos e ferramentas de monitoramento de desempenho;
• Examinar de forma inteligente “alertas de eventos anormais”, para identificar eventos e padrões significativos relacionados ao desempenho do sistema e problemas de disponibilidade;
• Diagnosticar as causas básicas e propor soluções para resposta e correção rápidas e, em alguns casos, resolver automaticamente esses problemas sem intervenção humana;
• Aprender continuamente, para melhorar a abordagem de eventos futuros.


O futuro do gerenciamento das operações de TI

A AIOps ajuda a resolver o dilema entre um cenário de TI cada vez mais diversificado, dinâmico e difícil de monitorar, por um lado, e as expectativas do usuário de pouca ou nenhuma interrupção no desempenho e na disponibilidade dos aplicativos, por outro.

Ao substituir as várias ferramentas de operações de TI manuais e distintas, por uma plataforma de operações de TI única, inteligente e automatizada, a AIOps permite que as equipes de operações de TI respondam mais rapidamente, até mesmo de forma proativa, a degradações de performance e interrupções, com muito menos esforço.

Segundo Rama Akkiraju, CTO de IA para Operações de TI da IBM, “o que diferencia a AIOps do gerenciamento de operações tradicional é o potencial desse recurso para aproveitar dados não estruturados, estruturados e semiestruturados em tempo real. Isso pode ajudar a fornecer insights de forma rápida e direta para as pessoas no local de trabalho, conectando para elas os pontos a partir de anomalias em registros e outras fontes. AIOps tem tudo a ver com adotar a IA para melhorar o gerenciamento das operações”.


IBM Watson AIOps

O Watson AIOps é uma plataforma que usa o aprendizado de máquina, a compreensão da linguagem natural, a IA e outras tecnologias, para automatizar as operações de TI. É um serviço que agrupa diversos conjuntos de anomalias de log e alertas, com base no raciocínio espacial e temporal, bem como na semelhança com situações anteriores. Em seguida, fornece um indicador de localização do problema e identifica outros serviços que podem ser afetados. Ele faz isso mostrando detalhes do problema com base em dados das ferramentas existentes no ambiente, tudo no contexto da topologia do aplicativo, destilando vários sinais em um relatório sucinto.

Utilizando a tecnologia líder de processamento de linguagem natural (NLP) da IBM, o Watson AIOps consegue entender o conteúdo dos tickets, para identificar e extrair automaticamente ações para resolução. Quando um novo problema é identificado, o Watson AIOps fará sua relação com incidentes anteriores semelhantes e definirá as melhores ações recomendadas para resolver o problema atual e restaurar o serviço. Com os insights do Watson AIOps, os recursos preditivos e proativos podem ser aproveitados para gerar ainda mais automação, liberando as equipes de operações para trabalhos de maior valor.

O Watson AIOps foi desenvolvido para rodar em ambientes de nuvem híbrida e trabalha em conjunto com plataformas voltadas para a otimização do ambiente de trabalho, como Slack e Box. Vale lembrar que outros fornecedores de soluções tradicionais de monitoramento de TI, como Mattermost e ServiceNow também fazem parte da lista de parcerias que a IBM já criou.

Em adição, com as recentes aquisições feitas pela IBM da Turbonomic e da Instana incorporando e integrando suas soluções ARM e APM respectivamente, um usuário agora será capaz de automatizar ações para otimizar sua infraestrutura de TI subjacente e garantir o desempenho entre os aplicativos. A integração do Turbonomic ARM com o IBM Cloud Pak para Watson AIOps enriquece a experiência de ITOps no gerenciamento de nuvem cruzada, conectando a topologia de um aplicativo aos recursos nos quais ele é executado. Isso garante que a TI possa oferecer uma resolução mais rápida de incidentes ou, se as ações de recursos forem automatizadas, absorver automaticamente os picos de demanda sem degradação do tempo de resposta do usuário final.


AIOps e IBM Cloud®

A IBM Cloud permite desenvolver e implementar em arquiteturas de várias nuvens e na infraestrutura existente de TI e também pode ajudar a preparar sua empresa para o futuro das operações de TI com novas ferramentas de automação. Adotar novas funcionalidades baseadas em IA oferece visibilidade centralizada em todos os ambientes, para que suas equipes de operações possam diagnosticar problemas e resolver incidentes mais rapidamente.

Qualquer movimento em direção à automação de toda a organização e da TI deve começar com projetos pequenos e com sucesso mensurável, que permitem escalar e serem otimizados para outros processos e outras partes da organização.

Ao trabalhar com as soluções da IBM, é possível ter acesso a recursos de automação alimentados por IA, incluindo fluxos de trabalho pré-definidos, para tornar todos os processos de serviços de TI mais inteligentes, liberando as equipes para se concentrarem nas questões de TI mais importantes e acelerando a inovação.



Referências
1. Revolutionize IT Operations with Watson AIOps
2. IBM anuncia Watson AIOps com foco em automação em infraestrutura de rede
3. IBM Cloud Learn Hub / What is AIOps?
4. IBM Talks AIOps Potential at Digital Developer Conference
5. Nova aquisição da IBM mira AIOPs para Nuvem híbrida



Veja também o artigo “IBM FLASHSYSTEM: MAXIMIZE A EFICIÊNCIA DE SUA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS” aqui em nosso blog.

Veja o artigo


Compartilhe esse artigo em suas redes sociais


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url