• slide


O avanço tecnológico pode trazer muitos benefícios para as organizações, mas também pode representar um grande pesadelo. No universo da tecnologia da informação, as transformações tecnológicas impostas pelo mercado estão diretamente relacionadas com a atualização e a substituição dos sistemas existentes, entre outros fatores como a melhoria dos processos e a capacitação da equipe.


O valor da infraestrutura on-premises

Apesar das vantagens que as soluções na nuvem trouxeram para os ambientes corporativos, a infraestrutura on-premises ainda tem uma forte presença na maioria das empresas. O estudo “The Key to Enterprise Hybrid Cloud Strategy”, desenvolvido em 2021 pela Forrester a pedido da IBM, revelou que 75% dos tomadores de decisão de TI planejam aumentar seus investimentos em infraestrutura on-premises nos próximos dois anos e 85% dos líderes de TI concordam que a infraestrutura local é crítica para suas estratégias de nuvem híbrida.

Quando vamos das intenções à realidade dos projetos e prioridades de TI, a atualização da infraestrutura local é uma forte candidata para sofrer adiamentos. A modernização da infraestrutura não é um projeto novo, nem é chamativo e pode ser difícil justificar o seu custo para a alta direção. Ao lidar com vários projetos ou a necessidade de reduzir o orçamento, as equipes de TI podem chegar à conclusão que não compensa atualizar a infraestrutura local existente, considerando os riscos e as recompensas envolvidos. Aparentemente tudo está funcionando bem e não há razão para dedicar recursos agora.

Saber quando substituir um recurso de TI ao invés de atualizá-lo requer certo grau de intuição, mas também uma grande percepção e consciência holística da sua organização, das reais necessidades de negócios e das vulnerabilidades da sua infraestrutura para a manutenção da competitividade.

Vejamos a seguir alguns sinais reveladores de que um sistema pode ter ultrapassado o seu tempo de vida útil.


>> Violações de segurança

Enquanto os riscos de segurança estão aumentando a cada dia, o compromisso organizacional com a modernização do hardware está diminuindo. Uma pesquisa do Uptime Institute revelou que, atualmente, uma atualização de hardware é realizada em média a cada cinco anos (em comparação com uma média de três anos em 2015). Pense quanto mudou o panorama da segurança cibernética nos últimos cinco anos. Os cibercriminosos estão se tornando incrivelmente sofisticados e coordenados em seus esforços e certamente a infraestrutura de cinco anos atrás não foi projetada para lidar com as cargas de trabalho de alto risco e os desafios de segurança que agora enfrentamos.

Além de sanções administrativas e multas impostas pela legislação de proteção de dados, os danos para a imagem e a reputação da empresa podem ser irreversíveis. Certamente não vale a pena correr o risco de ficar adiando ainda mais uma atualização da infraestrutura computacional.


>> Ineficiência nos fluxos de trabalho e processos

A tecnologia desatualizada não apenas limita as funcionalidades, mas também apresenta restrições às operações. Se sua infraestrutura atual está impedindo sua capacidade de evoluir e escalar conforme a demanda é melhor substituí-la.


>> Incapacidade de capitalizar novas oportunidades

As empresas sobrecarregadas com infraestruturas legadas correm o risco de serem ultrapassadas pelos concorrentes que aproveitam as novas tecnologias. Além disso, os sistemas mais novos geralmente não são compatíveis com versões anteriores, devido a recursos adicionais que são necessários, portanto, atualizações e substituições são essenciais neste cenário.


>> Crescimento lento

As projeções de crescimento podem ser um forte indicador de que sua tecnologia não é adequada. Se as empresas observarem que o custo de administração do negócio está crescendo tanto quanto ou mais rápido do que o faturamento, quase sempre a causa é uma lacuna tecnológica. Felizmente, a solução é simples: otimize o custo por meio da tecnologia e crie condições para melhorar as receitas.


>> Produtividade de TI estagnada

Um dos sinais mais significativos de que a tecnologia está prejudicando sua empresa é se a produtividade começar a se estabilizar. Alguns sintomas de deficiências na tecnologia de TI podem ser identificados se você vê sua equipe usando softwares suplementares, codificando suas próprias soluções alternativas ou experimentando ineficiências na aplicação de patches ou na atualização de softwares. Nesse caso, as mudanças são ainda mais urgentes, pois o tempo perdido será equivalente a perda de receita.


>> Incapacidade de fazer alterações dinamicamente em tempo real

Com base no item anterior, se sua equipe de TI não for capaz de fazer atualizações dinamicamente em tempo real, o tempo de inatividade dos servidores e da tecnologia pode aumentar, criando efetivamente um cenário improdutivo que pode durar longos períodos.


>> Diminuição da participação de mercado

O declínio da participação de mercado geralmente se deve a uma imagem ruim que sua organização pode estar comunicando involuntariamente. Na maioria das vezes, esse declínio é um reflexo da qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos ao mercado e a TI deve desempenhar um papel importante na garantia da consistência da qualidade.

Para manter a competitividade, é preciso investir em uma infraestrutura que permita perceber e responder com rapidez às demandas do mercado. Não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência.


>> Sistemas isolados

Ao longo da última década, conforme a tecnologia foi direcionada para sistemas abertos e integrados, as equipes deixaram de trabalhar em silos isolados. A maioria das plataformas atuais apresenta integrações nativas e essa sinergia entre os sistemas, armazenamento e consumo de dados traz grandes benefícios para as operações, o que não acontece com grande parte dos sistemas legados. Aceitar a existência de um problema é a primeira e mais importante etapa para resolvê-lo.


Riscos para seu Data Center

Os data centers estão cada vez mais dinâmicos. As constantes mudanças costumam ser reflexos dos comportamentos do mercado e as empresas se esforçam para antecipar as necessidades emergentes de seus clientes.

As inovações que melhoram o desempenho de um data center costumam demandar planejamento e investimentos adequados para sua modernização. Apesar de importante, a atualização periódica da tecnologia relacionada com os servidores de um data center é apenas uma parte da equação.

Quando a modernização da infraestrutura física do data center é negligenciada, os seguintes sintomas começam a aparecer:


>> Aumento dos custos operacionais

A eficiência dos equipamentos mais modernos de infraestrutura física é muito maior do que a de equipamentos mais antigos. Em curto prazo, a tecnologia mais antiga costuma ser sinônimo de custos mais elevados de energia e manutenção.


>> Baixa confiabilidade dos sistemas

Ao determinar a confiabilidade de um sistema, é importante não confundir a confiabilidade dos componentes de energia individuais com a confiabilidade do sistema de energia como um todo. A confiabilidade geral de um sistema é tão robusta quanto seu elo mais fraco. Em situações em que a infraestrutura física de um data center não foi modernizada nos últimos 8 a 12 anos, os elos fracos são muitos e a questão não é se ocorrerá uma falha, mas quando ocorrerá.


>> Limites de agilidade do data center

Nos data centers atuais, o termo agilidade significa a implantação de ativos de maneiras inovadoras, que permitam a operação do data center na velocidade dos negócios. O mercado está em constante transformação e, portanto, o data center também precisa reagir rapidamente. Uma infraestrutura física desatualizada pode limitar essa agilidade. Por outro lado, a instalação de equipamentos de TI de última geração em uma instalação obsoleta pode limitar os benefícios que podem ser obtidos com a nova tecnologia. Em alguns casos, a nova tecnologia de TI sobrecarregará a infraestrutura mais antiga até o ponto de falhar.


Para concluir

A modernização da infraestrutura de TI é a solução para muitos problemas. No entanto, as organizações devem ser cuidadosas. Tentar atualizar muitos sistemas de uma vez, sem um planejamento adequado, não só pode aumentar significativamente o custo e diminuir o ROI, mas também pode desacelerar o ritmo geral e oferecer uma imagem menos clara sobre qual caminho deve ser trilhado.



Referências
1. The hidden danger of outdated infrastructure: security risk
2. Failure to modernize data center physical infrastructure increases cost and downtime risk
3. The problem with outdated IT systems



Veja também o artigo “IBM FLASHSYSTEM: MAXIMIZE A EFICIÊNCIA DE SUA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS” aqui em nosso blog.

Veja o artigo


Compartilhe esse artigo em suas redes sociais


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url