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A pandemia de Coronavírus, ou COVID-19, reforçou a importância dos data centers e da computação em nuvem para nossa sociedade. Nos primeiros dias da crise, o setor de data centers serviu de ponto de apoio para a economia À medida que a pandemia global do COVID-19 (Coronavírus) continua se desenvolvendo, os data centers estão desempenhando um papel crítico na manutenção de uma infraestrutura digital segura e protegida, durante as incertezas desse período. Além de estar salvaguardando seus funcionários, clientes, instalações e cargas de trabalho de missão crítica, os data centers também estão lidando com um grande aumento no fluxo de tráfego, à medida que mais clientes movem suas operações diárias on-line e os trabalhadores fazem a transição para ambientes de trabalho remotos.

Todos os setores da economia estão sendo impactados pela pandemia, e a indústria de data centers precisa estar ciente das implicações e problemas que podem surgir a partir desse fato. Pretendemos neste artigo apresentar práticas recomendadas para as operações de data center, dicas e recomendações de especialistas do setor e como os data centers podem continuar suas operações, preservando o bem-estar de sua equipe.


Impactos na infraestrutura

Já estamos observando o adiamento de projetos de construção de instalações e prejuízos causados às cadeias de suprimentos da indústria de data centers. Em curto prazo, esses desafios podem representar sérios obstáculos para o crescimento do setor. Os fatos indicam que o segundo trimestre de 2020 será fortemente impactado pelo COVID-19, mas o setor provavelmente se recuperará nos trimestres futuros, segundo estimativa dos participantes do evento DCD>New York VIRTUAL.

Os operadores de data centers que desejavam escalar sua arquitetura para acompanhar a demanda tiveram que enviar seus contratados para casa. Em alguns casos, isso significa que mais de 1.000 trabalhadores por projeto estão inativos. Entre os projetos suspensos estão as instalações do Facebook na Irlanda e no Alabama. Os procedimentos e as restrições de isolamento estão mudando diariamente, portanto o impacto que isso terá na ampliação da capacidade dos data centers durante o resto do ano ainda é imprevisível.

Começando pelas equipes de operação e de ampliação da infraestrutura, sempre foi difícil mover pessoas para dentro e para fora dos data centers, e está sendo ainda mais difícil do que nunca. Alguns provedores de colocation (aluguel de espaço de hospedagem web, entendido como espaço físico e infraestrutura) anunciaram que seus data centers estão fechados para todos, exceto para trabalhadores essenciais e críticos. Dessa forma, eles não estão permitindo a entrada de clientes ou fornecedores em potencial, resultando no desaceleramento dos negócios, quando os clientes não conseguem ver o espaço e a infraestrutura que pretendem alugar, e assumindo riscos com os atrasos em atividades de manutenção e upgrades necessários.

Uma pausa também pode ser sentida na cadeia de suprimentos dos data centers. Uma provável redução da produção de componentes pode acontecer e, se determinados equipamentos não estiverem disponíveis ou começarem a ter um tempo de entrega prolongado, poderá causar sérios problemas e agravar os desafios do setor.


Redução da equipe, restrições a visitantes e adiamento de projetos

À medida que o mundo navega por essa pandemia, os procedimentos e restrições para isolamento social estão sendo atualizados diariamente e implementados por diferentes países. Como regra geral, todas as empresas não essenciais estão fechadas ou operando minimamente dentro de normas rígidas. Na maioria dos países, os data centers e serviços de telecomunicações foram considerados como infraestrutura essencial.

Devido às regras de isolamento social, mais pessoas precisam trabalhar remotamente, usar mais comunicação digital e se divertir com streaming de conteúdo de vídeo online. Para isso funcionar, a rede e a infraestrutura dos data centers desempenham um papel importante.

Embora os data centers sejam considerados um negócio essencial e especialmente importante nos dias de hoje, muitos operadores precisaram cortar funcionários, restringir o acesso a visitantes e adiar projetos por causa da pandemia. O desafio de manter sua equipe segura e, ao mesmo tempo, ajudar a diminuir a propagação do Coronavírus é uma preocupação real para todos.


Melhores práticas operacionais durante uma crise

O planejamento e a capacidade de superar desafios está no DNA de todo data center. Estar bem preparado torna a tomada de decisão mais simples e menos estressante durante uma crise. A seguir estão algumas sugestões de diferentes especialistas do setor sobre como se preparar para uma crise:

1- Categorize tarefas essenciais e não essenciais. Classificá-las por necessidade ajudará a reconhecer quais tarefas podem ser adiadas.

2 - Mantenha o pessoal atualizado. Verifique se a equipe tem todas as certificações necessárias e se estão atualizadas. Em um momento de crise surgirão novas situações desafiadoras. Sendo assim, capacite o pessoal para executar diferentes tarefas.

3 - Tenha um plano de contingência atualizado. Importante para o caso de uma interrupção na cadeia de suprimentos ou escassez de pessoal.

4 - Teste novas tecnologias com antecedência. Se o seu data center ainda não estiver usando um processo automatizado ou monitoramento remoto, teste essas tecnologias para ver como elas podem funcionar em tempos de crise.

5 - Planeje e simule como sua equipe irá interagir virtualmente, caso uma quarentena e distanciamento social acontecerem novamente.


Defina e implemente protocolos de saúde

É necessário definir procedimentos de saúde específicos, para resposta a uma crise como essa e para as operações diárias regulares. Sua empresa deve mapear as necessidades de saúde de sua equipe tanto no dia a dia, quanto em crises, e garantir que essas necessidades sejam sempre atendidas. Deve haver um estoque de água potável disponível, sabão, desinfetantes e outros materiais de limpeza no caso de uma emergência.

Quanto aos protocolos de saúde, os gerentes de data center devem oferecer máscaras de proteção, sapatilhas descartáveis de proteção (pro-pés) e garantir procedimentos de desinfecção com álcool-gel ou álcool 70% e, se possível, dispor de termômetros sem contato para verificar a temperatura corporal de todos que entrarem nas instalações.

Um checklist de limpeza deve ser criado para a equipe, com o objetivo de garantir que o data center não seja contaminado. Garantir esses procedimentos ajudará a proteger a equipe, os visitantes e os fornecedores e diminuirá a propagação dessa infecção.


Atualize os planos de resposta a crises

Os planos de recuperação de desastres da maioria das empresas podem não levar em consideração uma pandemia como o novo Coronavírus. Em vez de criar completamente um novo plano, adapte os planos que você já dispõe e que podem servir de base para um novo plano de emergência. Se sua empresa possui planos para situações como terremotos ou enchentes, eles podem ser modificados para enfrentar uma situação como a crise do COVID-19 ou qualquer outra pandemia que possa ocorrer em seguida. Se sua empresa não considera essa situação em seus planos atuais de recuperação de desastres, desenvolva um plano adequado o mais rápido possível.


Monitoramento remoto e sistemas automatizados de IA

O acesso remoto aos servidores permite que os usuários acessem o sistema sem precisar da presença física nas instalações. Isso pode ser benéfico em momentos como esses, em que os operadores têm dificuldades para acessar seus data centers. Para que o monitoramento remoto seja executado em tempos de crise, os gerentes de data center precisam garantir que um sistema esteja instalado e pronto para executar.

A inteligência artificial permitirá a automação não tripulada. Alguns data centers já estão experimentando um modelo de operação chamado de “lights out” ou “luzes apagadas”. É quando um data center não está sendo monitorado ou supervisionado por pessoas no local. Alguns especialistas acreditam que esse novo modelo automatizado e não tripulado tornará obsoletos os data centers tradicionais. Ainda não temos certeza sobre a viabilidade desse modelo, mas sabemos que um data center não tripulado pode ser benéfico em tempos de crise.


Conclusão

Os data centers fornecem um serviço essencial para todas as sociedades e precisam estar preparados para todo o tipo de crise, porque outros setores e a própria economia global dependem disso.

Como mais pessoas estão trabalhando em casa, a comunicação digital e a conectividade são mais cruciais do que nunca. Além disso, as mídias sociais e os serviços de streaming de vídeo on-line também estão sendo utilizados em uma taxa mais alta por quem está em casa esperando o fim do isolamento social para voltar ao trabalho.

O fator mais importante a ser considerado pelos gestores de data centers é a saúde e o bem-estar da equipe e de toda a comunidade. Protocolos de saúde adequados precisam estar em vigor e os operadores precisam garantir que o atual plano de resposta inclua precauções contra pandemias como a do COVID-19.

O monitoramento remoto e os sistemas automatizados de inteligência artificial devem ser avaliados com maior atenção e implementados, se possível. Novas tecnologias podem fazer a diferença para que os data centers ainda permaneçam de pé ao final de uma crise.

Esperamos que as práticas e procedimentos que apresentamos aqui possam auxiliar os data centers a lidar com a crise atual e as crises futuras.



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