• slide


Estabilidade, agilidade e resiliência são três fatores imperativos em qualquer ambiente tecnológico nos dias atuais, que são cheios de incertezas, rápidas mudanças nas características e comportamentos dos mercados, dos consumidores e das necessidades dos negócios.

Para se posicionar de forma competitiva e se preparar para os desafios atuais e futuros, as empresas precisam compreender como as estratégias de infraestrutura de TI devem ser priorizadas, desenvolvidas e implementadas, bem como entender o papel da nuvem híbrida nesse contexto. Essas estratégias são definidas por uma combinação de plataformas de infraestrutura, incluindo nuvem pública, nuvem privada hospedada, nuvem privada interna e implantações tradicionais on-premises, para atender às crescentes e dinâmicas necessidades das organizações.

Em um estudo realizado em 2020 pela Forrester a pedido da IBM, 384 executivos das áreas de infraestrutura, operações, gerenciamento e manutenção de aplicações e desenvolvimento de software de organizações de várias indústrias e de diferentes portes (entre 500 e 20.000+ colaboradores) foram entrevistados sobre como suas organizações desenvolvem e implementam as estratégias de infraestrutura de TI, tanto para implantações em nuvem quanto on-premises.

Uma das principais conclusões do estudo reafirmou a importância da infraestrutura local como parte crítica das estratégias de nuvem híbrida, opinião que foi destacada por mais de 85% dos participantes do estudo.


Principais conclusões do estudo

Apesar das diferenças entre as infraestruturas de TI e as necessidades específicas das organizações pesquisadas, é possível identificar alguns pontos em comum e suas consequências para os negócios.



Prepare sua infraestrutura para o futuro

Um ambiente de nuvem híbrida entrega maior abertura e flexibilidade.

>> 89% dos participantes da pesquisa concordam que o código aberto permite uma estratégia de nuvem híbrida mais aberta e flexível.
>> 83% concordam que um ambiente de nuvem híbrida aproveita o código aberto para maior eficiência e escalabilidade.
>> 89% também acreditam que um ambiente de nuvem híbrida é capaz de armazenar e mover dados e cargas de trabalho com facilidade e segurança, representando uma estratégia segura e flexível nos dias atuais e futuros.
>> 56% afirmaram que a localização dos dados é a principal razão para manter a infraestrutura fora da nuvem pública.

Em suas jornadas para a nuvem pública as empresas que participaram do estudo não reduziram seus investimentos em infraestrutura local. Para atender às suas necessidades, a maioria está se valendo da estratégia de nuvem híbrida e infraestrutura local, que apresenta benefícios como maior desempenho, produtividade e resiliência para todos os tipos de carga de trabalho com uso intensivo de dados e de missão crítica, juntamente com soluções para armazenamento de dados e de segurança.


Atualize sua infraestrutura

A falta de reinvestimento na infraestrutura atual deixa as organizações vulneráveis. O investimento em infraestrutura está aumentando, mas no que se refere à modernização da infraestrutura atual, os investimentos foram significativamente adiados.

>> 89% das organizações estão acelerando os investimentos digitais.
>> 60% dos investimentos estão sendo dedicados para agilizar o tempo de entrega de projetos de TI.
>> 70% adiaram as atualizações de infraestrutura pelo menos uma vez nos últimos cinco anos ou mais.
>> 50% reconhecem que os adiamentos nos investimentos criam vulnerabilidades na segurança.
>> 44% reconhecem que há aumento de custos operacionais com os adiamentos.
>> 39% apontam problemas de compatibilidade e desempenho com investimentos adiados.
>> 85% vêm como necessário dedicar um maior foco à segurança e conformidade.
>> 84% esperam ver um aumento nas cargas de trabalho e aplicativos sensíveis a dados, como por exemplo: IA e machine learning.

Além desses fatores, podemos citar riscos adicionais para a reputação, confiança, fidelidade e experiência do cliente.


Principais recomendações do estudo

Considerando o que foi descrito até aqui, uma das principais recomendações do estudo é para que as empresas façam uma revisão da abordagem a respeito da estratégia de infraestrutura, considerando a infraestrutura on-premises como uma parte crítica de uma estratégia de nuvem híbrida.

De maneira geral, o estudo da Forrester recomenda:

1. Desenvolva sua estratégia de infraestrutura de nuvem híbrida.
2. Considere a infraestrutura on-premises como parte de sua estratégia híbrida para o futuro próximo.
3. Administre a combinação de nuvem pública, nuvem privada e local utilizando uma visão holística.
4. Mantenha as atualizações da infraestrutura local.


Para saber mais sobre como desenvolver e implantar sua estratégia de infraestrutura de TI, envolvendo nuvem, servidores, storage, e modernização de data center, recomendamos que você leia também:

1. Forrester study: hybrid cloud strategy and the importance of on-premises infrastructure
2. O Momento da Modernização de TI
3. Abraçando a modernização da TI
4. 3 razões pelas quais as empresas estão optando pela nuvem híbrida



Veja também o artigo “IBM FLASHSYSTEM: MAXIMIZE A EFICIÊNCIA DE SUA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS” aqui em nosso blog.

Veja o artigo


Compartilhe esse artigo em suas redes sociais


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url